TREINAMENTO DE HABILIDADES MULTIFAMILIAR
A terapia comportamental dialética (DBT) possibilita o aprendizado de habilidades e estratégias para lidar com emoções e comportamentos. De uma maneira clara, acessível e fácil de aplicar, este manual fornece ferramentas baseadas na DBT para que terapeutas possam orientar os adolescentes com problemas emocionais ou comportamentais e suas famílias a lidarem com suas emoções e a promoverem mudança de comportamento.
A obra dispõe de técnicas adaptadas que buscam compreender as características e o contexto dos adolescentes, isto é, levam em conta o desenvolvimento emocional e cognitivo e o ambiente cotidiano desta faixa etária: a maioria frequenta o ambiente escolar, residem com familiares e são dependentes deles. Assim, o material abrange, também, habilidades que podem ser trabalhadas em conjunto com os familiares.
Escrito visando o uso clínico, nas mais diversas configurações, com adolescentes que enfrentam uma ampla gama de dificuldades emocionais e comportamentais. O livro apresenta 10 capítulos, que se dividem em duas partes, sobre a realização de treinamento de habilidades com adolescentes e seus cuidadores.
A primeira parte do livro consiste em tudo o que os profissionais precisam saber a respeito de como montar e estruturar um programa de treinamento de habilidades em DBT para adolescentes, incluindo estratégias de manejo de equipes, desafios do treinamento de habilidades, variações no formato do treinamento de habilidades básicas e comportamentos que interferem na terapia de adolescentes e pais, entre outros.
A segunda parte fornece as notas de ensino correspondentes a cada módulo do treinamento de habilidades para adolescentes: mindfulness, tolerância ao mal-estar, trilhando o caminho do meio (um módulo baseado na família desenvolvido pelos autores especificamente para adolescentes), regulação emocional e efetividade interpessoal.
Por fim, o livro apresenta um conjunto de fichas de habilidades e tabelas de práticas fáceis de serem aplicadas aos adolescentes e seus cuidadores, as quais estão disponíveis para download pelos leitores.
A obra dispõe de técnicas adaptadas que buscam compreender as características e o contexto dos adolescentes, isto é, levam em conta o desenvolvimento emocional e cognitivo e o ambiente cotidiano desta faixa etária: a maioria frequenta o ambiente escolar, residem com familiares e são dependentes deles. Assim, o material abrange, também, habilidades que podem ser trabalhadas em conjunto com os familiares.
Escrito visando o uso clínico, nas mais diversas configurações, com adolescentes que enfrentam uma ampla gama de dificuldades emocionais e comportamentais. O livro apresenta 10 capítulos, que se dividem em duas partes, sobre a realização de treinamento de habilidades com adolescentes e seus cuidadores.
A primeira parte do livro consiste em tudo o que os profissionais precisam saber a respeito de como montar e estruturar um programa de treinamento de habilidades em DBT para adolescentes, incluindo estratégias de manejo de equipes, desafios do treinamento de habilidades, variações no formato do treinamento de habilidades básicas e comportamentos que interferem na terapia de adolescentes e pais, entre outros.
A segunda parte fornece as notas de ensino correspondentes a cada módulo do treinamento de habilidades para adolescentes: mindfulness, tolerância ao mal-estar, trilhando o caminho do meio (um módulo baseado na família desenvolvido pelos autores especificamente para adolescentes), regulação emocional e efetividade interpessoal.
Por fim, o livro apresenta um conjunto de fichas de habilidades e tabelas de práticas fáceis de serem aplicadas aos adolescentes e seus cuidadores, as quais estão disponíveis para download pelos leitores.
- Líder: Ana Rosa Cavalcanti